Retornar ao Topo

Ubuntu Server e placas Digium

A CAM Tecnologia identificou uma inoperância do sistema operacional Ubuntu Server com as placas Digium para canais de voz.

Observamos que esta inoperância pode ser clara e graves quando utilizamos placas TDM, exemplo Placas FXO ou FXS, ou escondidas quando usamos placas E1. No caso das placas TDM de modelo TDM400P, o error se tornar pertubador. Pois, qual administrador não fica maluco ao ver :

BUG: soft lockup – CPU#0 stuck for 61s! [events/0:6]

Sendo que este erro, toma a tela do computador durante boot e nada mais pode ser feito acesso à máquina.

Nas placas E1 do modelo TE110P e alguns casos da Placa TDM400P, o erro não é tão fácil de identificar já que com as placas instaladas e os módulos do Dahdi carregados parcialmentes. Sendo identificado que a placa Digium não carrega configurações ou módulos da placa. É possível identificar este problema, quando subir o módulo da placa, você observar o seguinte error.

driver should be ‘wctdm’ but is actually ‘netjet’
pci:0000:02:03.0 wctdm+ e159:0001 Wildcard TDM400P REV I

driver should be ‘wcte11xp’ but is actually ‘netjet’
pci:0000:03:03.0 wcte11xp+ e159:0001Network controller: Tiger Jet Network Inc. Tiger3XX Modem/ISDN interface

Pesquisando, identificamos que este bug ocorre pois o driver do NETJET e o driver das placas Digium utilizam o mesmo controlador de interface PCI. Sendo assim, para resolver este problema é necessário descarregar este módulo e proibi-lo de ser carregado novamente.

Para isto, insira no final do arquivo /etc/modprobe.d/blacklist.conf as duas linhas a seguir:

# blacklist to WORK DAHDI
blacklist hisax
blacklist netjet

Sendo que, no caso do erro CPU STUCK, você deverá remover a placa Digium da máquina, iniciá-la e inserir os registros de blacklist acima. Para assim, desligar o servidor, reconectar a placa PCI e ligar novamente o servidor.

Autor: Thiago Maluf
Fonte original: LabVoIP pelo bolsista Thiago Maluf.